K A I R O S
edifício orbital
emanuel dimas de melo pimenta

A C A D E M I A    H O L O T O P I A
Punta Campanella . Costa Amalfitana . Itália
curado por Emanuel Pimenta
10 de setembro . 2011

S T R E A M I N G    M U S E U M
Nova Iorque
fundadora / diretora criativa, Nina Colosi
no Ciberespaço e no Espaço Público em 7 Continentes

CASA DAS ROSAS  -  USP Universidade de São Paulo
São Paulo . Brasil
debates e conferência curados por Artur Matuck
28 de outubro, 2011

R O B O T A R I U M
Lisboa . Portugal
 . curado por Leonel Moura
27 de outubro, 2011
arquitetura
desenhos
filme
música
exposição
livro
conferência
debate
 

para

Marianela Mirpuri e Arlindo Marvão

 

 

 

muitos agradecimentos a Alberto del Genio, Nina Colosi e Leonel Moura

em memória de John Cage, René Berger, Joseph Beuys, Hans Joachim Koellreutter, Richard Buckminster Fuller, Marshall McLuhan e John Archibald Wheeler - sete portas mágicas para um novo universo

celebrando 50 anos de Iuri Gagarin no espaço

KAIROS é um edifício orbital, um observatório privilegiado da Terra, aberto à sociedade civil, resgatando o antigo conceito Sumério de 'tempo profundo', projetando um complexo de valores humanos num espetro de grande escala. KAIROS é um trabalho conceitual que combina arquitetura e arte num mesmo corpus - um ponto de cruzamento entre estética, função e tecnologia. Enquanto projeto arquitetônico, apresenta desenvolvimentos estruturais em termos de função e desafios tecnológicos. Como obra de arte visual, cruza todos os campos de ambientes e funções, projetando imagens inesperadas que são, ao mesmo tempo, abstratas e figurativas, lineares e não-lineares. Enquanto obra de arte, questiona e critica o conceito de arte e a cultura contemporânea em geral. Em poucas palavras, KAIROS é um projeto para um edifício orbital.

Emanuel Dimas de Melo Pimenta
2008-2011

A primeira exposição de KAIROS vai acontecer em dez de setembro de 2011, numa lendária localização da Costa Amalfitana, na Itália: a Academia Holotopia na Punta Campanella - lugar descrito por Homero na sua Odisseia, onde Ulisses se encontrou com as sereias. Um edifício espacial orbital lançado no lugar onde Ulisses viveu um dos momentos chave da sua incrível Odisseia. As obras se tornarão parte da coleção permanente da antiga torre do século XVII do local, transformada num museu de arte contemporânea pelo cientista e colecionador de arte Alberto del Genio, também fundador da Academia Holotopia - entidade informal dedicada à música, arte e filosofia. Praticamente simultaneamente, KAIROS será lançado em setembro de 2011 no Streaming Museum, curado por Nina Colosi na cidade de Nova Iorque, começando uma turnê global de um ano através da sua rede mundial de telas (ecrãs) em espaços públicos e que poderá também ser visto em streamingmuseum.org. Criado por Nina Colosi, o Streaming Museum é um dos mais fabulosos projetos de arte contemporânea do século XXI. Em vinte e sete de outubro de 2011, KAIROS terá uma exposição em Lisboa, Portugal, no centro de arte contemporânea Robotarium - criado e dirigido pelo artista robótico Leonel Moura, que será o curador da exposição. No dia 28 de outubro haverá um debate e conferência virtual curados pelo artista plástico hipermediático Artur Matuck, na Casa das Rosas e USP Universidade de São Paulo, em São Paulo, Brasil. Em novembro de 2011, será lançado o livro KAIROS - Um Pássaro em Órbita do Planeta Terra, na Amazon.com, que indlui todas as fases do projeto, contendo muitas ilustrações e uma breve história dos satélites, laboratórios e estações espaciais. A música presente nas exposições e no filme KAIROS é o concerto SETI, composto em 2002, realizado exclusivamente com sons extraterrestres.

academia holotopia

streaming museum

robotarium

emanuel pimenta

o conceito

desenhos de arquitetura

desenhos de arte

imagens em realidade virtual

debate - conferência

o livro

o filme

SETI - concerto musical

comunicado de imprensa

conferência - conscious reframed 12

 

imagens dos eventos Kairos

contato