john cage . 100 anos
 
emanuel dimas de melo pimenta
EIF Experimental Intermedia Foundation
224 centre street at grand, third floor
nova iorque
março 29 . 2012 . 21:00
Beethoven's Cage música e filme
M música
Ocean2 música e filme
première mundial
   

M
     

 

 

emanuel pimenta

EIF experimental intermedia foundation new york

localização

contato

 

 

devido aos poucos lugares é importante confirmar a sua presença

 

Em 1948, John Cage disse: "Beethoven estava errado, e a sua influência, que tem sido tão extensa como lamentável, foi fatal para a arte da música". Beethoven's Cage (que pode ser traduzido tanto como a Gaiola de Beethoven como o Cage de Beethoven) é um concerto e um filme. Ambos elaborados em 2012, operam sons e imagens da 9 ª Sinfonia de Beethoven, especialmente com imagens das mãos de um maestro.

M é o título de um livro de John Cage com seus textos feitos entre 1967 e 1972. É um livro fabuloso. Lá há poema: Canção

Vespas constroem
abobrinhas
vi um falcão pescador
quando ouço isto

Aqui, M é uma composição, não um filme, criado exclusivamente com os sons de um fragmento desse poema de John Cage.

James Joyce, que também viveu em Zurique, na Suíça, planejou fazer um pequeno livro sobre o oceano como sequência do Finnegans Wake. John trabalhou sobre aquilo que seria a sua última composição: Ocean, que nunca foi concluída. Ocean2 foi composta em 2012 e também inclui um filme, com o mesmo título. Ocean2 foi elaborada na exata latitude da cidade de Nova Iorque, mas no outro lado do Oceano Atlântico, na Europa, mais precisamente no litoral português. Os sons trabalhados foram exclusivamente os do Oceano Atlântico.

Beethoven's Cage, M e Ocean2 podem ser realizados em conjunto ou não. Eles, músicas e filmes, podem ser executados como concertos e projeções ou podem ser apenas uma instalação. As três obras foram feitas para celebrar os cem anos de John Cage!

A estreia mundial (não como instalação) dos três concertos e dois filmes, em simultâneo, acontecerá na Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque, 29 de março de 2012.